
DOM BOSCO IS AN IB WORLD SCHOOL
Dom Bosco is now an International Baccalaureate (IB) certified school. The first and only school in Maranhão received a seal of global excellence in education. Being an IB World School means a commitment to a high-quality, challenging international education – which should be important to our students.
To become an IB school, we go through a rigorous authorization process. Over the past two years, our school has tirelessly dedicated itself to implementing the IB philosophy and values.
The International Baccalaureate (IB) is a global leader in international education — developing curious, knowledgeable, confident and caring young people who are able to take responsibility for their own learning.
DOM BOSCO É UMA IB WORLD SCHOOL
O Colégio Dom Bosco tem o prazer de anunciar que é orgulhosamente uma IB WORLD SCHOOL!
Somos uma escola certificada pelo International Baccalaureate (IB), nos tornando a primeira e única instituição do Maranhão a conquistar esse selo de excelência global em educação.
Este é um marco que representa a consolidação da nossa proposta pedagógica, reafirmando nosso compromisso com uma formação acadêmica robusta, que prepara nossos alunos para os desafios de um mundo em constante transformação.
Ser uma IB World School significa receber o reconhecimento de uma organização que é líder global em educação internacional. O selo IB representa um alto padrão de qualidade educacional presente nas escolas mais renomadas do mundo.
Agradecemos a cada família por ser parte dessa jornada. Essa conquista é resultado da parceria sólida entre a escola, professores, gestores, os alunos e vocês, que sempre confiaram em nossa missão de oferecer uma educação de excelência, com valores sólidos e visão global.
Essa conquista é nossa!








WHAT IS AN IB STUDENT?
The experience of being an IB student is different from being a student at other schools in several important ways.
IB students learn how to learn
We have five interrelated skills called the IB approaches to learning. These skills aims to empower IB students of all ages to become self-regulated learners who know how to:
- ask good questions
- set effective goals
- pursue their aspirations, and
- have the determination to achieve them.
We hope these skills will help you feel in control of your own learning and see your learning as an active and dynamic process.
The five IB approaches to learning are:
- thinking skills—including areas such as critical thinking, creative thinking and ethical thinking
- research skills—including skills such as comparing, contrasting, validating and prioritizing information
- communication skills—including skills such as written and oral communication, effective listening, and formulating arguments
- social skills—including areas such as forming and maintaining positive relationships, listening skills, and conflict resolution
- self-management skills—including both organizational skills, such as managing time and tasks, and affective skills, such as managing state of mind and motivation.
O QUE SIGNIFICA SER UM ALUNO DO IB
A experiência de ser um aluno do IB é diferente de ser um aluno de outras escolas em vários aspectos.
Os alunos do IB aprendem a aprender
Acreditamos que aprender a aprender é fundamental para a educação do aluno.
Temos cinco habilidades inter-relacionadas chamadas de abordagens do IB para aprendizagem. Essas habilidades visam capacitar alunos do IB de todas as idades a se tornarem aprendizes autorregulados que sabem como:
- faça boas perguntas
- definir metas eficazes
- perseguir suas aspirações e
- tenha a determinação de alcançá-los.
As cinco abordagens do IB para aprendizagem são:
- habilidades de pensamento — incluindo áreas como pensamento crítico, pensamento criativo e pensamento ético
- habilidades de pesquisa — incluindo habilidades como comparar, contrastar, validar e priorizar informações
- habilidades de comunicação — incluindo habilidades como comunicação escrita e oral, escuta eficaz e formulação de argumentos
- habilidades sociais — incluindo áreas como formação e manutenção de relacionamentos positivos, habilidades de escuta e resolução de conflitos
- habilidades de autogestão — incluindo habilidades organizacionais, como gerenciar tempo e tarefas, e habilidades afetivas, como gerenciar estado de espírito e motivação.
Os alunos do IB estão no centro
O perfil do aluno do IB coloca você no centro da sua educação no IB. Os 10 atributos do perfil do aluno refletem a natureza holística de uma educação no IB. Eles destacam a importância da curiosidade e da compaixão, bem como do desenvolvimento de conhecimento e habilidades. Também nos preocupamos com seu bem-estar social, emocional e físico, e em garantir que você aprenda a respeitar a si mesmo, aos outros e ao mundo ao seu redor.
Uma educação IB ajuda os alunos a criar um mundo melhor
A missão do IB é desenvolver jovens curiosos, informados e atenciosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico por meio da educação que desenvolve a compreensão e o respeito interculturais.
Então, como um aluno do IB, tente ativamente aprender mais sobre outros países, culturas e jovens com experiências diferentes das suas. Ao ver que, por baixo da superfície, eles são iguais a você em muitos aspectos, e ao apreciar as diferenças, você pode ajudar a tornar o mundo um lugar mais pacífico.
IB students are at the centre
The IB learner profile places you at the centre of your IB education. The learner profile’s 10 attributes reflect the holistic nature of an IB education. They highlight the importance of curiosity and compassion, as well as developing knowledge and skills. We are also concerned with your social, emotional and physical well-being, and with ensuring that you learn to respect yourself, others and the world around you.
An IB education helps students create a better world
The IB’s mission is to develop inquiring, knowledgeable and caring young people who help to create a better and more peaceful world through education that builds intercultural understanding and respect.
So as an IB student, actively try to learn more about other countries, cultures and young people with different experiences to you. By seeing that under the surface they are the same as you are in many ways, and by appreciating differences, you can help make the world a more peaceful place.
WHAT IS AN IB EDUCATION?
The IB (International Baccalaureate) is an international network of schools with a shared mission to empower young people with the values, knowledge and skills to create a more peaceful world. Through challenging global education programs and high academic rigor, it develops internationally-minded individuals.
The international baccalaureate aims to develop inquiring, knowledgeable and caring young people who help to create a better and more peaceful world through intercultural understanding and respect.
To achieve this, the organization works with schools, governments, and international organizations to develop challenging international education programs and rigorous assessment. These programs encourage students from around the world to become active, compassionate, lifelong learners.
All IB programs:
- Value an international mindset
Emphasize language learning
- Provide opportunities for student agency, making students responsible members of the community
- Emphasize collaboration between students and teachers
- Develop key learning opportunities through Skills-Based Learning (ATL)
- Value inquiry as a pedagogical approach
O QUE É UMA EDUCAÇÃO IB?
O IB (International Baccalaureate) é uma rede internacional de escolas com a missão compartilhada de capacitar os jovens com valores, conhecimentos e habilidades para criar um mundo mais pacífico. Através de programas desafiadores de educação global e alto rigor acadêmico, desenvolve indivíduos com mentalidade internacional.
O International Baccalaureate visa desenvolver jovens curiosos, conhecedores e atenciosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito intercultural.
Para isso, o IB trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação mundial e avaliação rigorosa.
Os programas IB incentivam estudantes de todo o mundo a se tornarem ativos, solidários e aprendizes ao longo da vida.
Todos os programas do IB:
- Valorizam a mentalidade internacional
- Enfatizam o aprendizado de idiomas
- Oferecem oportunidades para ações dos alunos, tornando-os membros responsáveis da comunidade
- Enfatizam a colaboração entre alunos e professores
- Desenvolvem as principais oportunidades de aprendizado por meio de Habilidades de Aprendizagem (ATL)
- Valorizam a investigação como abordagem pedagógica
THE PRIMARY YEARS PROGRAMME (PYP) AT DOM BOSCO EXPONENCIAL
The PYP, IB’s programme for students in Nursery 2 to Year 5 is a cross-disciplinary, concept-driven educational journey, which transcends traditional boundaries between disciplines, fostering a holistic and meaningful understanding of the world. Through critical thinking, students apply and share their knowledge and understandings, actively interacting with peers, teachers and the community.
The programme is structured in Units of Inquiry that cover key cross-disciplinary themes, providing students with the opportunity to develop attributes, skills, knowledge and conceptual understandings.
O PRIMARY YEARS PROGRAMME (PYP) NO DOM BOSCO EXPONENCIAL
O PYP, programa do IB para alunos do Maternal 2/Nursery 2 ao 5º ano/Year 5, é uma jornada educacional transdisciplinar baseada em conceitos, que ultrapassa as barreiras tradicionais entre disciplinas, fomentando uma compreensão holística e significativa do mundo. Através do pensamento crítico, os estudantes aplicam e compartilham seus conhecimentos e compreensões, interagindo ativamente com colegas, professores e comunidade.
O programa é estruturado em Unidades de Investigação que abrangem temas transdisciplinares essenciais, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver atributos, habilidades, conhecimentos e entendimentos conceituais.
IB LEARNER PROFILE
The IB Learner Profile represents 10 attributes that can help individuals and groups become responsible members of local, national and global communities. These attributes are developed inside and outside of the classroom.
We strive to be
PERFIL DO ALUNO IB
O Perfil do Aluno do IB representa 10 atributos que podem ajudar indivíduos e grupos a se tornarem membros responsáveis de comunidades locais, nacionais e globais. Esses atributos são desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.
Nós nos esforçamos para ser
IB LEARNER PROFILE
The IB Learner Profile represents 10 attributes that can help individuals and groups become responsible members of local, national and global communities. These attributes are developed inside and outside of the classroom.
We strive to be
PERFIL DO ALUNO IB
O Perfil do Aluno do IB representa 10 atributos que podem ajudar indivíduos e grupos a se tornarem membros responsáveis de comunidades locais, nacionais e globais. Esses atributos são desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.
Nós nos esforçamos para ser

INQUIRERS
We nurture our curiosity, developing skills for inquiry and research. We know how to learn independently and with others. We learn with enthusiasm and sustain our love of learning throughout life.
INVESTIGADOR
Nutrimos a nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades de investigação e pesquisa. Sabemos aprender de forma independente e com os outros. Aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pelo aprendizado ao longo da vida.
KNOWLEDGEABLE
We develop and use conceptual understanding, exploring knowledge across a range of disciplines. We engage with issues and ideas that have personal, local and global significance.
BEM INFORMADO
Desenvolvemos e utilizamos compreensão conceitual, explorando conhecimentos em diversas disciplinas. Nós nos envolvemos com questões e ideias que tenham significado pessoal, local e global.

THINKER
We use critical and creative thinking skills to analyze and take responsible action on complex problems. We exercise initiative in making reasoned, ethical decisions.
PENSADOR
Usamos habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e tomar atitudes responsáveis em problemas complexos. Exercemos a iniciativa em tomar decisões racionais e éticas.
COMUNICATOR
We express ourselves confidently and creatively in more than one language and in many ways. We collaborate effectively, listening carefully to the perspectives of other individuals and groups.
COMUNICADOR
Nós nos expressamos com confiança e criatividade em mais de uma língua e de muitas maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo atentamente as perspectivas de outras pessoas e grupos.

PRINCIPLED
We act with integrity and honesty, with a strong sense of fairness and justice, and with respect for the dignity and rights of people everywhere. We take responsibility for our actions and their consequences.
ÍNTEGRO
Agimos com integridade e honestidade, com um forte senso de imparcialidade e justiça, e com respeito pela dignidade e direitos das pessoas em todos os lugares. Assumimos a responsabilidade por nossas ações e suas consequências.
OPEN MINDED
We critically appreciate our own cultures and personal histories, as well as the values and traditions of others. We seek and evaluate a range of points of view, and we are willing to grow from the experience.
MENTE ABERTA
Apreciamos criticamente nossas próprias culturas e histórias pessoais, bem como os valores e tradições dos outros. Buscamos e avaliamos uma gama de pontos de vista, e estamos dispostos a crescer a partir da experiência.

CARING
We show empathy, compassion and respect. We have a commitment to service, and we act to make a positive difference in the lives of others and in the world around us.
CUIDADOSO
Mostramos empatia, compaixão e respeito. Nós temos um compromisso com o serviço, e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo ao nosso redor.
RISK TAKER
We approach uncertainty with forethought and determination; we work independently and cooperatively to explore new ideas and innovative strategies. We are resourceful and resilient in the face of challenges and change.
TOMADOR DE RISCOS
Abordamos a incerteza com prudência e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos engenhosos e resilientes diante de desafios e mudanças.

BALANCED
We understand the importance of balancing different aspects of our lives—intellectual, physical, and emotional—to achieve well-being for ourselves and others. We recognize our interdependence with other people and with the world in which we live.
EQUILIBRADO
Compreendemos a importância de equilibrar diferentes aspectos das nossas vidas – intelectual, físico e emocional – para alcançar bem-estar para nós e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com outras pessoas e com o mundo em que vivemos.
REFLECTIVE
We thoughtfully consider the world and our own ideas and experience. We work to understand our strengths and weaknesses in order to support our learning and personal development.
REFLEXIVO
Consideramos cuidadosamente o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Trabalhamos para entender nossos pontos fortes e fracos a fim de apoiar a nossa aprendizagem e desenvolvimento pessoal.